segunda-feira, 11 de julho de 2022

Mulher é estuprada durante uma cesariana, ou mais uma evidência de que a culpa nunca é da vítima.

Hoje, escutando a rádio CBN soube que prenderam um médico anestesista na minha cidade natal, São João de Meriti (RJ), por estupro.  O sujeito foi filmado por enfermeiras, que desconfiaram do seu comportamento, já que colocava as parturientes em sedação total, enquanto violentava uma mulher que estava passando por uma cesariana.  Ela estava desacordada e o médico introduziu o seu órgão sexual na boca da paciente e chegou a ejacular.  Isso, pessoal, com um monte de gente na sala.  Outras matérias apareceram mostrando que ele expunha fotos de suas pacientes e bebês em suas redes sociais sem autorização.  Fotos que fragmentavam seus corpos e as desumanizavam.  

Ao ser preso, ele teria perguntado se havia vídeo, porque a palavra das enfermeiras, mulheres como a vítima, valeria muito pouco.  Havia vídeo e deve aparecer mais vítimas desse sujeito.  Ele, que se formou em uma faculdade particular com mensalidades que chegam aos 9 mil reais, trabalha em três hospitais.  O crime foi cometido em um hospital de referência no atendimento de mulheres.  Minha sobrinha nasceu lá, quase quatro anos atrás, e minha cunhada foi muito bem atendida.  Não lhe fizeram uma cesárea desnecessária e tentaram manter minha sobrinha dentro da mãe enquanto foi possível, Melissa é prematura.  Vendo o comportamento das enfermeiras, tenho certeza que o compromisso com as pacientes continua alto.  É esse tipo de sujeito abjeto que está no lugar errado e precisa ser denunciado e punido.  Espero que seja, mas a humanidade anda tão apodrecida, que ele já ganhou ONZE MIL seguidores nas redes sociais.

não deve ter condição de compreender mesmo, seja que mulheres são seres humanos,
seja as questões de ética profissional.

Agora, não pensem que ele é um doente, ainda que tenha um nível de covardia e perversão realmente alto.  Estuprar é um ato de poder e afirmação de uma masculinidade violenta.  Nada tem a ver com sexo, que sempre é consensual e uma troca entre os envolvidos, a culpa nunca é da vítima, das roupas que usa, do lugar onde está, da forma como fala.  Trata-se somente de uma forma de performar gênero ide uma forma que intimide mulheres, crianças e homens que não compartilham do mesmo modelo de masculinidade, enquanto se torna admirado por sujeitos que compartilham dos mesmos sentidos e não tem a "coragem" de estuprar, ou não de forma tão evidentemente ousada.  Esse médico deve ter contado vantagem de seus atos, talvez, até filmado ou fotografado sua performance.

Fecho o texto exaltando a coragem das enfermeiras, o esforço para criar as condições para expor o canalha.  Se elas não gravassem, ele não poderia ser pego e impedido de molestar outras mulheres.  Espero mesmo que ele perca seu registro profissional, ainda que desconfie muito que ocorra.  E mais, vi gente usando o termo "violência obstétrica", mas eu discordo, porque, salvo se o criminoso diga algo nesse sentido, o ato cometido poderia ser feito em outro contexto qualquer, o importante é ser um ato cometido contra uma mulher, com o agravante de estar em uma condição de incapaz.

P.S.: O marido da vítima agregou mais uma informação, o anestesista fez com que ele saísse da sala de cirurgia.  A parturiente tem direito à acompanhante.  É LEI.  Mas uma para a lista de crimes do médico anestesista.  Vocês acham que ele só fez isso uma única vez.

9 pessoas comentaram:

E o mais chocante foi a abordagem da delegada ao agressor... só faltou ela pedir desculpa pela prisão....
Será que essa delegada se portaria assim... com um jovem da periferia ?

Para mim a delegada fez a prisão constrangida, por medo do julgamento. Pois, também pode ser julgada, não é? como ele também já está sendo julgado, a mulher vitima também está sendo julgada, o hospital, os colegas de trabalho. E até agora ele também não conseguiu um advogado, esses também tem medo do julgamento da sociedade. Nós trouxemos nossos problemas para a rua, para o público, para o linchamento. Qual a qualidade disso? Resolve alguma coisa? É obvio que se não filmassem ninguém jamais saberia (ou não?), mas já temos tantos videos desses horrores rolando por ai, vcs acham que isso resolve os problemas que temos? Que a sociedade está ficando mais consciente por isso? Digam se sim ou não ou talvez.

Desconhecido/a, não sei qual o objetivo do seu comentário. Mas se quer minha posição, para além do texto, vamos lá:

1. Sim, era preciso filmar para ter provas contra ele. E, não, o vídeo não deveria ter sido exibido em lugar algum, são duas coisas diferentes.
2. A tia velha aqui não é abolicionista penal, mesmo sendo de esquerda, minha formação cristã muito ortodoxa me faz acreditar que se há crime e/ou pecado, tem que haver castigo. Este homem deve ser julgado e condenado, cumprir sua pena e NUNCA MAIS poder clinicar. Ele pode trabalhar em outra coisa, quem paga mensalidade de 9 mil reais tem família com recursos. Todos devem ter direito a uma segunda chance, ele terá a sua, acredito.
3. Todos têm direito a um advogado, espero que alguém se ofereça para defendê-lo, como deve ter dinheiro, aparecerá alguém. Se quer saber se tenho pena de estar sem um defensor ainda, não, não tenho. Se quiser saber se me preocupo em como será recebido pelos presos na cadeia, também não me preocupo com isso. Como FEMINISTA, minha solidariedade vai para as vítimas. Elas merecem apoio, ter suas identidades preservadas e receberem indenizações.
4. Não sei, não me preocupo em fazer futurologia histórica, se a sociedade será melhor com punições, prisões, condenações, mas este meu texto é tudo, menos linchamento. Sequer coloquei o nome do canalha.
5. Se postar uma réplica de defesa da piedade com o criminoso, será apagado.

Tenha um bom dia!

Desculpe, não me identifiquei, o blog não permite comentários anônimos, então acreditei que meu nome ia direto, porque em nenhum lugar pediu para eu colocar o meu nome, até recebi a resposta no email cadastrado. E nenhum momento estive defendendo o rapaz, o que eu quis dizer é que estamos nos linchando na rua a todos de todos os lados e se esse é o caminho.
Não tem problema vc não querer replicas no seu blog, pq ele é seu.
Bom dia!

E nenhum momento estive defendendo o rapaz, o que eu quis dizer é que estamos nos linchando na rua a todos de todos os lados e se esse é o caminho.

Não há linchamento nos meus posts. Seria bom ir comentar o que comentou onde esse tipo de coisa acontece. E é um caso sensível. Todo o seu post me parecia pena do suposto criminoso. Como é comum que homens, não sei se você é homem, ou mulher, virem aqui defender o indefensável. Por isso tenho moderação.

"Não há linchamento nos meus posts. Seria bom ir comentar o que comentou onde esse tipo de coisa acontece. E é um caso sensível. Todo o seu post me parecia pena do suposto criminoso. Como é comum que homens, não sei se você é homem, ou mulher, virem aqui defender o indefensável. Por isso tenho moderação."

Entendi bem, não tive pena do criminoso, apenas comentei a situação de falta de piedade que está acontecendo hoje infelizmente.

Maria Claudia.

Curioso que... quando o acusado é de "boa família"... temos que "tomar cuidado" em acusá-lo.
Se for de "má família"... "pode linchá-lo sem dó"

tome hipocrisia

Não acho que seja o caso da pessoa que comentou, Stéphano. De qualquer forma, é preciso ter cuidado sempre.

Exato, todo cuidado... independente da classe social do(a) acusado(a)

Related Posts with Thumbnails